Future Blast: Wii U e o mundo hardcore
Future Blast: Wii U e o mundo hardcore
A conferência da Nintendo na E3 em 2011 foi marcada pelo anúncio do novo console de mesa da empresa: o Wii U, console com gráficos em alta definição com um inovador controle em formato de tablet. Satoru Iwata fez questão de afirmar que, com o console, a empresa não abandonaria os gamers hardcore. Na última semana, a empresa apresentou mais detalhes do Wii U em sua coletiva na E3. O console parece promissor, mas ainda existem detalhes muito vagos. Com Nintendo Land, uma coletânea de minigames que será lançada junto com o videogame, restam dúvidas se o console se voltará para o público hardcore. Será que devemos nos preocupar?
O Wii recebeu um imenso apoio de diversas empresas renomadas, como Ubisoft, Capcom e Eletronic Arts, mas todas estas preferiam lançar games simples e focados em partidas rápidas, como coletâneas de minigames e jogos infantis e simples. Não dá para considerar que o console da Nintendo não tenha recebido games hardcore: Super Mario Galaxy, Metroid Prime 3, No More Heroes, Little King Story e The Legend of Zelda: Skyward Sword são apenas alguns exemplos dos excelentes títulos voltados a esse público que o videogame recebeu. Porém também é inegável que a quantidade de títulos casuais lançados para o Wii é muito maior que os games hardcore. A nova estratégia da Nintendo foi tão bem sucedida que tanto a Sony quanto a Microsoft passaram a se dedicar a esse tipo de público, buscando expandir a base instalada de seus consoles através dos jogadores casuais.
A apresentação da empresa na E3 do ano passado revelou que o foco do Nintendo Wii U é conciliar os desejos dos gamers hardcore enquanto mantém cativo o publico casual recém conquistado, mas não havia nenhum exemplo palpável de como a Nintendo planejava ser bem sucedida em seu novo desafio. Com a conferência deste ano já é possível perceber o que a Nintendo deseja com seu novo console: forte interação social, um forte senso de comunidade, experiências inovadoras e imersivas e versatilidade, o que pode ser a característica fundamental do console para que a empresa consiga manter a liderança no setor enquanto agrada a todos os públicos. O console é compatível com todos os controles lançados para o Wii, conta com o Wii U Gamepad e ainda terá a opção de um controle clássico, voltado para experiências mais tradicionais. Aparentemente isto é apenas uma continuidade do que o Wii já fazia, mas é fácil perceber que dessa vez a Nintendo não deseja forçar as desenvolvedoras a adotar suas tendências, ao contrário, está permitindo-as utilizarem o console como bem entenderem, desde que tragam títulos de qualidade que satisfaçam o público do console.
A própria Nintendo se mostrou muito versátil com sua line-up inicial: temos Nintendo Land, mas também temos Pikmin 3. Temos Wii Fit U, e, por outro lado, New Super Mario Bros. U. Mesmo que essa não seja a line-up que todos sonhavam para o console, é inegável o esforço da empresa em conciliar games casuais e hardcore no lançamento do Wii U. Isso sem contar o excelente apoio de empresas third parties que a Nintendo está recebendo. Com a Ubisoft liderando a lista de principais parceiras da empresa com 8 títulos bastante promissores, como o assustador Zombi U e o lindíssimo Rayman Legends, a Nintendo está conseguindo o apoio de empresas muito relevantes, como a Eletronic Arts (Mass Effect 3), Tecmo (Ninja Gaiden 3) e a Warner Bros. Games (Batman: Arkham City Armored Edition).
Além disso, a empresa ainda tem diversas cartas na manga: há boatos de que a Retro Studios esteja criando um novo StarFox, Miyamoto está envolvido em diversos projetos que ainda serão anunciados e as franquias consagradas da Nintendo ainda não deram as caras no console, o que nos faz imaginar como serão estes títulos quando eles finalmente forem anunciados. The Legend of Zelda Wii U com um mundo imenso como o de Elder Scrolls: Skyrim? É possível. Um novo Metroid totalmente focado em exploração em que o Wii U Gamepad é o visor de Samus? Também é possível! O Wii U ainda nem nasceu e já promete experiências fantásticas! Isso sem contar com o forte apoio de third parties que o console receberá caso os games iniciais do console façam sucesso. A Ubisoft parece acreditar muito no potencial do console, e o sucesso de seus 8 títulos de lançamento para o console será fundamental para que a nova estratégia da Nintendo se consolide.
Será que a Nintendo conseguirá resolver o difícil problema que ela mesma criou? A resposta só começará a surgir no final do ano!
Atraindo um novo público
A filosofia da Nintendo se modificou muito desde o lançamento do Nintendo DS, no já distante ano de 2004. Com o DS, a empresa passou a se empenhar mais em oferecer experiências com jogabilidade inovadora, sem se importar apenas com a evolução gráfica entre as gerações. Tal filosofia se mostrou vencedora e se consolidou com o lançamento do Nintendo Wii em 2006, console com o qual a Nintendo conseguiu retomar a liderança do mercado, perdida para a Sony com seu Playstation. A partir deste momento, a Nintendo conseguiu lucros exagerados, parcerias de sucesso e bater recordes e mais recordes de vendas. Mas um grupo de jogadores não estava satisfeito com os rumos que a indústria vinha tomando: gamers hardcore que buscam experiências mais imersivas e gostam de passar horas e mais horas jogando games mais sérios e que exigem dedicação, sejam single-player ou multiplayer.O Wii recebeu um imenso apoio de diversas empresas renomadas, como Ubisoft, Capcom e Eletronic Arts, mas todas estas preferiam lançar games simples e focados em partidas rápidas, como coletâneas de minigames e jogos infantis e simples. Não dá para considerar que o console da Nintendo não tenha recebido games hardcore: Super Mario Galaxy, Metroid Prime 3, No More Heroes, Little King Story e The Legend of Zelda: Skyward Sword são apenas alguns exemplos dos excelentes títulos voltados a esse público que o videogame recebeu. Porém também é inegável que a quantidade de títulos casuais lançados para o Wii é muito maior que os games hardcore. A nova estratégia da Nintendo foi tão bem sucedida que tanto a Sony quanto a Microsoft passaram a se dedicar a esse tipo de público, buscando expandir a base instalada de seus consoles através dos jogadores casuais.
Volta às origens
Com o lançamento do Nintendo 3DS no ano passado, foi possível notar mais uma mudança no direcionamento da empresa quanto aos seus clientes. O console parece tentar conciliar o público hardcore ao público casual conquistado com o Nintendo DS e o Wii e a quantidade de títulos de imensa qualidade, sejam estes já lançados ou ainda em produção, é espetacular. É muito fácil notar que a Nintendo está fazendo tudo que pode para mostrar ao seu público que ela continua fiel a seus fãs e que os games hardcore ainda são extremamente importantes para sua estratégia. Sem muito esforço, é possível pensar em vários títulos já lançados voltados ao público hardcore como The Legend of Zelda: Ocarina of Time, Super Mario 3D Land, StarFox 64 3D, Resident Evil: Revelations, Kid Icarus Uprising e Super Street Fighter IV 3D Edition. Estes são apenas alguns exemplos de um console que foi lançado há apenas um pouco mais de um ano.A apresentação da empresa na E3 do ano passado revelou que o foco do Nintendo Wii U é conciliar os desejos dos gamers hardcore enquanto mantém cativo o publico casual recém conquistado, mas não havia nenhum exemplo palpável de como a Nintendo planejava ser bem sucedida em seu novo desafio. Com a conferência deste ano já é possível perceber o que a Nintendo deseja com seu novo console: forte interação social, um forte senso de comunidade, experiências inovadoras e imersivas e versatilidade, o que pode ser a característica fundamental do console para que a empresa consiga manter a liderança no setor enquanto agrada a todos os públicos. O console é compatível com todos os controles lançados para o Wii, conta com o Wii U Gamepad e ainda terá a opção de um controle clássico, voltado para experiências mais tradicionais. Aparentemente isto é apenas uma continuidade do que o Wii já fazia, mas é fácil perceber que dessa vez a Nintendo não deseja forçar as desenvolvedoras a adotar suas tendências, ao contrário, está permitindo-as utilizarem o console como bem entenderem, desde que tragam títulos de qualidade que satisfaçam o público do console.
A própria Nintendo se mostrou muito versátil com sua line-up inicial: temos Nintendo Land, mas também temos Pikmin 3. Temos Wii Fit U, e, por outro lado, New Super Mario Bros. U. Mesmo que essa não seja a line-up que todos sonhavam para o console, é inegável o esforço da empresa em conciliar games casuais e hardcore no lançamento do Wii U. Isso sem contar o excelente apoio de empresas third parties que a Nintendo está recebendo. Com a Ubisoft liderando a lista de principais parceiras da empresa com 8 títulos bastante promissores, como o assustador Zombi U e o lindíssimo Rayman Legends, a Nintendo está conseguindo o apoio de empresas muito relevantes, como a Eletronic Arts (Mass Effect 3), Tecmo (Ninja Gaiden 3) e a Warner Bros. Games (Batman: Arkham City Armored Edition).
Futuro incerto, mas promissor
Ainda é cedo para afirmar que o Wii U cumprirá sua difícil missão de reconquistar os gamers hardcore, mas aparentemente a empresa está jogando todas as suas cartas em busca do sucesso. Com a potência de seu novo console, que é um pouco superior à de seus concorrentes atuais, será possível o lançamento dos excelentes games multiplataforma que o Wii não recebia devido às suas limitações tecnicas. Além disso, as empresas poderão se dedicar mais no sentido de criar experiências únicas e imersivas, pois o hardware da Nintendo possibilita que as desenvolvedoras sejam livres para definir como querem lançar seus jogos e que tipo de jogabilidade é ideal para que o game tenha qualidade.Além disso, a empresa ainda tem diversas cartas na manga: há boatos de que a Retro Studios esteja criando um novo StarFox, Miyamoto está envolvido em diversos projetos que ainda serão anunciados e as franquias consagradas da Nintendo ainda não deram as caras no console, o que nos faz imaginar como serão estes títulos quando eles finalmente forem anunciados. The Legend of Zelda Wii U com um mundo imenso como o de Elder Scrolls: Skyrim? É possível. Um novo Metroid totalmente focado em exploração em que o Wii U Gamepad é o visor de Samus? Também é possível! O Wii U ainda nem nasceu e já promete experiências fantásticas! Isso sem contar com o forte apoio de third parties que o console receberá caso os games iniciais do console façam sucesso. A Ubisoft parece acreditar muito no potencial do console, e o sucesso de seus 8 títulos de lançamento para o console será fundamental para que a nova estratégia da Nintendo se consolide.
Espera difícil
Agora falta pouco! Até o final do ano o console já terá sido lançado e a tendência é de que cada vez mais surjam novas informações animadoras sobre seu lançamento. Mesmo com uma line-up aparentemente morna, é fácil perceber que a Nintendo está fazendo o que pode para conciliar os dois públicos distintos que ela mesma criou com o Nintendo DS e o Wii e dar espaço para que as desenvolvedoras tenham a liberdade de criar o que bem desejarem para o console.Será que a Nintendo conseguirá resolver o difícil problema que ela mesma criou? A resposta só começará a surgir no final do ano!
E você? Acha que o Wii U será capaz de satisfazer o público hardcore ao contrário do que aconteceu com o Wii? Deixe seu comentário
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