Análise: Fifa 12 (3DS)
analise fifa 2012
Os jogos de futebol nos consoles de mesa são um verdadeiro sucesso, muito bem feitos e praticamente todo mundo gosta desse esporte Bretão. Nada mais natural que os jogadores também queiram desfrutar de umas partidas no seu portátil favorito. Mas se enganam aqueles que pensam ser o Fifa 12 do 3DS um mero port da versão para consoles de 7ª geração. No portátil, a EA (Electronic Arts) buscou utilizar todas as funcionalidades que o aparelho oferece. Dessa forma, trata-se de um Fifa diferente, mas que não deixa muito a desejar em relação ao seu irmão mais robusto. Somando isso aos diversos times licenciados oficialmente, bem como várias ligas, copas e jogadores profissionais, estamos diante de um game que vale a pena se conferir de perto.
Dentro de campo
O visual do jogo ficou bonito, apesar de os personagens não serem tão bem desenhados, e apenas os mais famosos lembram os seus modelos originais com um pouco mais de fidelidade. Mas como em todo jogo para 3DS, o que logo queremos saber é como funciona o efeito 3D: se é só mais uma enrolação, com pouca diferença para a jogatina, ou uma função essencial, daquelas que precisamos aproveitar sempre ao máximo.
Quando usado no modo de câmera Pro 3D Close, o efeito tridimensional faz uma boa diferença e coloca você "dentro de campo". É uma visão, entretanto, que pode não agradar a todos, não pelo efeito, mas pela posição da câmera em si, que, em vez de mostrar uma visão lateral do campo, mostrando melhor onde estão os companheiros de time e adversários, fica atrás do jogador, diminuindo a amplitude do campo de visão. De qualquer forma, é uma experiência muito boa, que só o Fifa 12 do Nintendo 3DS proporciona.
Como não poderia deixar de ser, existem outras opções de visão de câmera, inclusive a lateral ise: (Dynamic Far), que os jogadores de consoles de mesa já estão tão acostumados. Seja qual for a opção escolhida, o efeito 3D estereoscópico está lá, mas se não for no Pro 3D Close, é melhor economizar a bateria e deixar sem efeito algum.
Os jogos de futebol nos consoles de mesa são um verdadeiro sucesso, muito bem feitos e praticamente todo mundo gosta desse esporte Bretão. Nada mais natural que os jogadores também queiram desfrutar de umas partidas no seu portátil favorito. Mas se enganam aqueles que pensam ser o Fifa 12 do 3DS um mero port da versão para consoles de 7ª geração. No portátil, a EA (Electronic Arts) buscou utilizar todas as funcionalidades que o aparelho oferece. Dessa forma, trata-se de um Fifa diferente, mas que não deixa muito a desejar em relação ao seu irmão mais robusto. Somando isso aos diversos times licenciados oficialmente, bem como várias ligas, copas e jogadores profissionais, estamos diante de um game que vale a pena se conferir de perto.
Dentro de campo
O visual do jogo ficou bonito, apesar de os personagens não serem tão bem desenhados, e apenas os mais famosos lembram os seus modelos originais com um pouco mais de fidelidade. Mas como em todo jogo para 3DS, o que logo queremos saber é como funciona o efeito 3D: se é só mais uma enrolação, com pouca diferença para a jogatina, ou uma função essencial, daquelas que precisamos aproveitar sempre ao máximo.Quando usado no modo de câmera Pro 3D Close, o efeito tridimensional faz uma boa diferença e coloca você "dentro de campo". É uma visão, entretanto, que pode não agradar a todos, não pelo efeito, mas pela posição da câmera em si, que, em vez de mostrar uma visão lateral do campo, mostrando melhor onde estão os companheiros de time e adversários, fica atrás do jogador, diminuindo a amplitude do campo de visão. De qualquer forma, é uma experiência muito boa, que só o Fifa 12 do Nintendo 3DS proporciona.
Em câmera lenta
A velocidade dos jogadores em relação aos consoles de mesa é bem significativa. No 3DS, é tão lento, que mais parece que os jogadores estão cansados, como no segundo tempo da prorrogação do último jogo do campeonato. As arrancadas são feitas, praticamente, em "câmera lenta". Em contrapartida, os passes ficam mais precisos de serem efetuados e o jogo mais fácil de ser controlado. Levando em consideração o tamanho da tela do portátil, talvez essa seja mesmo uma opção acertada. Se fosse possível ajustar essa velocidade, seria melhor, principalmente para os jogadores mais "hardcore" de futebol, que não são poucos.Um toque de ajuda
Além do efeito tridimensional, o Nintendo 3DS ainda possui a tela sensível ao toque para ser usada em seu favor. Durante a partida, um radar da posição dos jogadores de ambos os times fica na tela inferior, mas quando um jogador do seu time se aproxima com a bola dominada ao gol do adversário, eis que - no lugar do radar - surge a representação do gol (sem goleiro). Primeiro aparece pequeno e quanto mais perto se fica do gol maior ele é representado, até preencher a tela tátil quase por completo. O jogador pode apertar com o dedo em qualquer parte do gol (na tela sensível ao toque), e é para lá que a bola será chutada. A força do chute depende do tempo que se manteve o dedo pressionado. Se apertar por muito tempo, pode ser que a bola seja desviada de seu destino, mas não há como negar que é muito mais preciso do que utilizar apenas o botão - opção também disponível.A tela de toque ainda permite cobrar faltas, escanteios e até pênaltis com mais precisão e até usa-se o dedo para traçar uma curva, causando um efeito na bola. Este ainda não é tão preciso quanto poderia ser, mas já é uma bela de uma ajuda para os menos experientes.
Jogando para valer
Existem diversos modos de jogo, que contribuem para aumentar bastante a longevidade do game. Há um para cada momento. Vamos conferir:- Kick Off
- Career Mode
Além de jogar as partidas, a parte administrativa é fundamental. Escolher o patrocinador ideal, investir na área médica para uma recuperação mais rápida dos jogadores, preparar uma escalação inteligente levando em conta o adversário. Tem muito o que fazer, mas você não vive falando que entende de futebol? Tá na hora de mostrar que não é só conversa.
- Be a Pro
- Tournaments
- Training
Partidas sem fio
No modo Wireless, é possível jogar uma partida contra um amigo, seja no 11 contra 11, ou no modo Street (5 contra 5). Mas apenas a jogatina sem fio local está disponível, e não há uma opção para jogar pela internet. Não existe um bom motivo para a ausência do modo online, ainda mais com o Nintendo 3DS, que veio para utilizar ainda mais essa opção de jogatina. Foi uma falha que esperamos seja corrigida no próximo Fifa, já que hoje em dia não se pode conceber que não haja um modo para se jogar com os amigos na web.Além da ausência do modo online, as outras funcionalidades especiais do 3DS não foram aproveitadas. Segundo o produtor do jogo, Matt Prior, “o foco na produção de FIFA 12 está em criar uma base de jogo sólida, enquanto procura inovar em algumas áreas-chave. O jogo terá imensos conteúdos e promete ser revolucionário na forma como vai usar a tela tátil. Com isso pretendem ter as bases bem trabalhadas para em futuras edições apostarem nas potencialidades extra da 3DS, tais como StreetPass e SpotPass”. Só nos resta torcer.
Prós
- Modo de câmera 3D que "te coloca no campo";
- Vários modos de jogo, que aumentam a longevidade do game;
- Muitas ligas, copas e jogadores oficiais licenciados;
- Bom uso da tela sensível ao toque;
- Música de qualidade, apesar de repetitivas.
Contras
- Ausência de um modo online, de StreetPass e SpotPass;
- Lentidão dos jogadores;
- Ausência de narração em português brasileiro;
- Jogadores mal desenhados.
Fifa 12 - 3DS – Nota Final: 7.5Gráficos: 7,0 | Som: 7,0 | Jogabilidade: 8,0 | Diversão: 7,5
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